domingo, 29 de novembro de 2009

O exame das Escrituras é respeito a Deus


Um dos erros básicos no Cristianismo é o uso deliberado de versículos da Bíblia para fundamentar idéias que não possuem nenhuma relação entre si. Como se fosse algo perfeitamente normal, esse tipo de erro é observado entre a maioria dos pregadores que, para enxertarem suas opiniões, retiram do texto bíblico algumas porções sem nenhuma lógica. Qual o problema nisso? Dois a princípio:

1º Ofender ao Santo Deus

Essa disfunção talvez não tenha ainda importância para nós porque nunca fomos persuadidos a encará-lo como erro. Deveríamos temer o resultado por tamanho descaso para com algo de importância para o Deus-Todo-Poderoso: A Sua Palavra. Usá-la de qualquer maneira sem cuidado e temor é ofensa a Ele. Aplicá-la de modo correto é tão importante como a prescrição de um medicamento que, do ponto de vista médico, pode ser terapêutico mas torna-se letal para uma vida, caso seja utilizado incorretamente. Aplicá-la de forma errada não é tão diferente dos falsos profetas que afirmavam, no tempo da primeira aliança, Deus lhes haver falado quando na verdade não havia. Dizer que Deus falou a alguém, quando não o fez, afirmar que ele não falou, quando na verdade falou, ou alterar o conteúdo do que disse, é o mesmo erro.

É muito pouco provável que o Senhor Deus não se importe que suas palavras sejam aplicadas de forma descuidada e pouco edificante para a mente humana, visto que Ele em suas eternas providências, inspirou o homem, fazendo-o instrumento de Suas Revelações para propósitos específicos. Não há como entender o contrário ou teríamos que mudar o texto de Tiago 3.1 em que diz: "Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo". Por quê haveria a recomendação para que não muitos fossem mestres? Diante disso surge outra pergunta: quantos têm sido mestres sem o real entendimento do ofício? Será que este texto de Tiago é de pouca importância? De forma alguma. Dele pode ser dito o mesmo que Cristo disse em certa ocasião: “está escrito”. Podemos dizer enfaticamente: “está escrito”: não sejais muitos de vós mestres.. Que recomendação pouco seguida é essa! Muitos se acham aptos para o ensino, enquanto vivem em completa escuridão. Cegos conduzindo outros. Devemos temer em pregar o Evangelho de qualquer maneira. Pelo que se entende do Deus Santo, quando este emite sua Palavra, o faz para alcançar propósitos específicos como diz Isaías 55.11 “assim será a palavra que sair da minha boca: Ela na voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”. Uma das verdades nesse texto é que a Palavra de Deus é enviada com um propósito.

Conclui-se que nossa tarefa é apenas explicar, dentro de seu próprio contexto, qual é essa Palavra, qual a razão de Deus enviá-la e as lições que podemos tirar desses fatos. Sendo apenas portadores e não autores dessas eternas Palavras, cabe-nos, apenas, difundi-las sem alterá-las à nossa própria maneira. Ao fazermos isso, o Espírito se encarregará de encaixá-la na vida de cada ouvinte.
O prefácio à primeira edição inglesa de “O Novo Comentário da Bíblia”, registra a conclusão de Francis Davidson, Alan M. Stibbs e Ernest F. Kevan[1] que mostra um efeito natural do texto sagrado, quando este é usado corretamente:

“As Santas Escrituras possuem um modo todo especial de aplicar sua própria mensagem aos corações e às consciências dos homens, quando apropriadamente compreendidas.”

Esse é nosso papel: Fazer os homens compreender de forma apropriada as Santas Escrituras. O restante é ação do Espírito.

2° Criar expectativas em falsas doutrinas além de roubar a verdade ao invés de promovê-la.

Milhares de pessoas sofrem por causa de interpretações erradas. Versículos que deveriam receber o devido lugar na crença cristã, são substituídos para práticas pouco edificantes. Isso faz que a verdade seja adiada enquanto pessoas famintas anseiam por ela tão quanto uma corça pelas águas. Quantos textos próprios da primeira aliança são enfatizados como regras para a igreja neotestamentária. Quantos versículos são usados criando hábitos pouco eficazes entre os cristãos. Os que agem assim precisam ouvir o mesmo que os fariseus: “Atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem nos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem move-los[2]”. E daqueles que ensinam sempre o mesmo assunto em suas congregações, como a obtenção de bênçãos e milagres sem anunciar outros assuntos da Escritura. Jamais poderão dizer como Paulo: “eu nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.[3]

Não bastam ferro e potássio no organismo. Também são necessários os carboidratos, as vitaminas e as proteínas. E tais elementos é o resultado da ingestão de variados alimentos. O mesmo se dá com o intelecto do nascido de novo. É preciso alimento variado para o crescimento espiritual. Jesus disse “necessário vos é nascer de novo” e sabendo-se que o crescimento é lei entre os homens, concluimos que também “necessário é crescer de novo”; e uma das instrumentalidades para isso é o exame das Escrituras que, em sua composição, apresenta toda a substância para um crescimento saudável. Não fomos chamados a roubar a verdade mas a promovê-la.
Quantos de nós morreremos sem contudo ter aprendido verdades tão simples em textos tão usuais porque aqueles que diziam ser chamados para uma obra tão excelente, não dedicaram a virtude da paciência para examinar as Escrituras corretamente e servi-la como um bom garçom.




Lidar com cuidado com a Palavra é sinal de respeito com Deus e seus filhos.
Luiz Augusto



[1] Francis Davidson, M.A., D.D., ex-professor do Antigo Testamento e da Linguagem e Literatura do Novo Testamento, United Original Secession Church of Scotland e Reitor do Bible Training Isntitute, Glasgow.
Rev. A. M. Stibbs, MA, DD., Vice-Reitor do Oak Hill Theological College, Londres
Rev. E. F. Kevan, MTh., Reitor do London Bible College.
[2] Evangelho de Mateus 23.4
[3] Atos 20.27

Um comentário:

Unknown disse...

olá luiz , estou feliz por ter entrado em seu blog , realmente está uma benção,tem sido muito edificante para mim , que o Senhor Deus continue te abençoando para nos trazer á realidade das escrituras em um tempo tão obscuro no que se diz respeito á palavra. á paz!!!