quinta-feira, 18 de junho de 2009

Pensar - a ação que leva a resultados - I


Transcrevo aqui um trecho do livro Filosofia para Iniciantes do grande teólogo e filósofo cristão R. C. Sproul, onde este conta a breve história de um professor que varria as ruas nos Estados Unidos e que, por ser um pensador, foi expulso da Alemanha na Segunda Guerra Mundial:

“Achei muito estranho que um homem cuja principal ocupação é varrer ruas pudesse ser tão versado no campo abstrato da filosofia. Toda aquela conversa me pareceu estranha. Eu tinha de lhe perguntar como sabia tanto sobre filosofia. Sua história era de fazer chorar.
Meu novo amigo era da Alemanha. Obtivera o grau de Ph.D. em filosofia e havia sido professor de filosofia em Berlim. Quando Adolf Hitler chegou ao poder, os nazistas não se contentaram em encontrar uma “solução definitiva” para judeus e ciganos. Eles também tentaram eliminar intelectuais cujas idéias não combinassem com os “valores” do Terceiro Reich. Meu amigo perdeu seu cargo. Quando arriscou falar contra os nazistas, sua esposa e seus filhos foram presos e executados. Ele escapou da Alemanha apenas com a filha mais nova.... Meu amigo, todavia, estava com uma vassoura nas mãos porque vinha de uma cultura que dava grande valor à filosofia. Sua família fora destruída porque Hitler sabia que idéias são perigosas. Hitler temia tanto as conseqüências das idéias do meu amigo que fez tudo o que podia para eliminá-lo – juntamente com suas idéias.[1]


[1] Filosofia para iniciantes 10-11

Nenhum comentário: