terça-feira, 21 de abril de 2009

PREPARE-SE PELO AMOR DE DEUS


Assumir um púlpito para pregar é tarefa das mais urgentes, e por sua importância, das que mais necessitam de aprendizado.

Ninguém se atreve a realizar tarefas sem estar qualificado para desempenhá-las. Ninguém se aventura a defender sua própria causa diante de um tribunal de justiça, argumentando com um juiz. Para isso escolhem os melhores juristas e advogados para defender seus direitos. Tampouco são capazes de realizar cirurgias, tanto nos outros como em si mesmos. Ao contrário, se entregam aos cuidados dos profissionais de saúde acreditando nas destrezas dos que possuem habilitação para o tratamento médico. Jamais se arriscariam a pilotar uma aeronave com trezentas pessoas a bordo, levando-as de um aeroporto a outro sem antes aprenderem o ofício da aviação. Para as questões de ordem humana as pessoas se sentem incompetentes e se submetem àqueles que dominam seus ofícios ou estudam quando querem exercer determinada profissão, mas para o serviço da fé, aqueles que abrangem os assuntos de ordem eterna, se sentem prontos, capazes e idôneos sem nenhum tipo de preparo. Com isso empobrecem o valor da tarefa cristã assumindo que esta pode ser realizada de qualquer maneira, enquanto que as demais tarefas da vida que são, do ponto de vista humano, passageiras, devem ser realizadas com preparo e grande empreendimento de tempo. São mais cuidadosos com suas profissões do que com seus ministérios. Bem disse Richard Baxter ao povo de Kiddermister:

“Se vós apenas desejásseis obter o conhecimento de Deus e das coisas celestiais tanto quanto desejais saber exercer vossa profissão, já teríeis vos lançado a este empreendimento, sem vos importardes com o custo ou as dificuldades, até que o tivésseis obtido. Mas vós dedicais de bom grado sete anos a aprender a profissão, e nem um dia, em cada sete, quereis entregar ao aprendizado diligente das coisas concernentes à vossa salvação.”[1]
[1] STOTT, John. O Perfil do Pregador. 4 ed. São Paulo: Sepal, 2000. p. 32


(Este é o trecho de uma apostila de homilética que preparei e que pretendo um dia lançar como livro) Luiz Augusto

Um comentário:

Unknown disse...

A paz do Senhor amado, Tenho visto isso a cada dia, que de fato a falta de preparo de alguns de nos tem nos levado a fracassos inexplicaveis.sempre me pergunto, será que estou preparado para tomar o pulpíto de uma igreja e ministrar a palavra mais maravilhosa já falada.Sempre procuro estudar horas e a paixao pela palavra me faz ter até dificuldades para parar de meditar nela até em sonhos,ela me consome, me toma,me inflama não há nada que eu queira gastar mais o meu tempo do que examinando-a e aprendendo-a a cada dia, mas mesmo assim jamais me achei preparado,que o Senhor tenha misericórdia de nós, um abraço querido mestre, luíz.eu aluno Uesleiu.